Quando você cria um site para divulgar sua empresa, deve levar muito em consideração como trabalhar as cores no seu projeto. Elas podem afetar a forma como os visitantes navegam e compram em seu site.
Quer percebamos ou não, as cores têm o poder de evocar certas emoções. É por isso que os designers usam determinadas cores para determinados objetivos. Então, se você está pensado na criação de um site, ou marca/logo confira algumas dicas.
Nós todos sabemos que há uma certa psicologia por trás das diferentes cores, e que em determinadas culturas simbolizam coisas diferentes. O mesmo é válido no design do site.
A cor é um dos elementos mais poderosos de seu projeto. Antes de usabilidade, antes de conteúdo, e antes mesmo de grandes produtos, as pessoas vão ver e sentir o seu esquema de cores. E, embora não inteiramente universal nos significados, elas pode ter um impacto enorme.
Vamos dar uma olhada em algumas das principais cores (primárias e secundárias). O que eles significam para os usuários da Internet ocidentais, e qual a mensagem que você está passando:
Vermelho
Vermelho tem múltiplos significados. Ela pode representar perigo, raiva ou romance. É uma cor de alta energia que reflete a urgência, e por isso muitas vezes é usado para simbolizar vendas.
É ousado, impetuoso, e chama a atenção.
Laranja
Laranja é outra cor que pode evocar emoções diferentes, dependendo de como ele é usado. Pode ser uma cor energética, simboliza a felicidade, ou mesmo a vitalidade. Laranja é frequentemente usado para criar um “clique aqui” apelando à ação.
Amarelo
Jovial e otimista, o amarelo é uma cor que, por vezes, não se traduz muito bem na web. Mas tons vibrantes desta cor pode fazer com que seu site tenha um frescor e chame a atenção da sua audiência.
A conotação negativa do uso de amarelo no projeto de criação do seu site,é que por vezes pode ser interpretado como uma cor enganosa.
Verde
O verde é uma cor com tantas conotações, especialmente em webdesign. Ele pode simbolizar a natureza, quando utilizado para produtos de beleza, ou pode ser um símbolo de riqueza. É uma das cores mais fáceis para o olho processar, e talvez seja por isso que é tão amplamente utilizado.
Azul
É uma cor calma / tranqüila, tons de azul são freqüentemente usados para criar uma sensação de confiança e lealdade à marca. Muitas empresas como bancos, por exemplo, usam azul em seu projeto web.
Roxo
Tons de roxo são usados para refletir coisas diferentes em design. Roxo é muitas vezes associada com a realeza e riqueza. Ele também é usado no mundo do varejo e beleza para acalmar e, que muitas vezes é por isso que é caracterizada em produtos anti-envelhecimento.
Rosa
Jovem, divertido e emocionante, rosa pode simbolizar toda uma série de emoções. Ele é frequentemente usado em sites destinados a jovens mulheres e mães. É romântico e feminino por isso tem um mercado-alvo muito claro em mente.
Branco
Branco é uma escolha interessante para um projeto de website. Ele reflete a pureza e limpeza. Designers falam em usar ‘espaço em branco’ para aprimorar o seu trabalho. Essa cor é fresca, aberta, convidativa tornando-se uma ótima opção para um site moderno.
Preto
Muito parecido com vermelho, preto pode representar uma série de coisas – especialmente na criação de um site. É muitas vezes visto como um tom poderoso, forte, aquele que é usado para produtos de luxo. Mas o lado negativo pode parecer vazio de emoção. Esta é talvez uma cor que você deve usar com moderação em seu site.
Cinza
O cinza é uma cor neutra, e que pode parecer conservadora e formal. Sites elegantes usam esta cor para mostrar sua autoridade e refletem a alta qualidade de seus produtos. É usado principalmente como cor de fundo, pois é desprovido de qualquer calor.
Marrom
Confiável, natural e estável, o marrom é uma cor que divide designers. Alguns o vêem como uma cor opaca a ser evitado, enquanto outros vão aproveitar o fato de que pode caracterizá-lo como saudável e confiável.
Então, nós sabemos o que essas cores significam, mas qual o impacto que eles têm sobre o comportamento do consumidor?
Dependendo de seus produtos, bem como o tipo de cliente que você deseja atrair, é possível recorrer a estes usuários através dos esquemas de cores e variações que você emprega em seu site de comércio eletrônico.
Por exemplo, se você pode apelar para os compradores de impulso usando vermelhos e laranjas, azuis reais, e negros. Como já discutimos estas cores mostram um senso de urgência e de vendas.
Se você estiver olhando para direcionar os clientes ao orçamento o verde é uma boa escolha.
Finalmente, os compradores “tradicionais” podem ser direcionados com paletas de cores mais claras e mais suaves. Azuis e tons de rosa são tradicionalmente usados por sites de roupas, dando uma sensação de calma e tranquilidade.
É surpreendente como cada cor pode significar algo diferente dependendo de seu contexto. E essa é a coisa mais importante para se lembrar.